11 de setembro de 2009

Resenha: FORMAÇÃO DOCENTE E PSICOMOTRICIDADE EM TEMPOS DE ESCOLA INCLUSIVA: UMA LEITURA COM BASE EM HENRI WALLON

Por Yara Mendonça
O texto FORMAÇÃO DOCENTE E PSICOMOTRICIDADE EM TEMPOS DE ESCOLA INCLUSIVA: UMA LEITURA COM BASE EM HENRI WALLON de autoria da professora Rita de Cássia B. P. Magalhães e da mestranda Ana Paula L. B. Cardoso mostra a relação entre formação docente, psicomotricidade e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, com base em Henri Wallon.

Como entender essa relação? Primeiramente, formação docente porque o professor é o indivíduo mediador da aprendizagem de um aluno e que necessita de constante formação “reflexiva”, uma vez que ultrapassamos a modelo de “transmissão” do conhecimento, e necessitamos acompanhar as mudanças e as demandas educacionais, no caso, alunos com necessidades educacionais especiais. “O professor é o sujeito reprodutor e produtor cultural nos espaços escolares”.
Psicomotricidade, pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade é a área do conhecimento que investiga o corpo em movimento, as relações de homens e mulheres com suas possibilidades de motricidade, afetividade e cognição, ou seja, um conceito que interliga o professor com aluno e a importância da psicomotricidade na interpretação, por exemplo, dos sinais expressos pelo corpo do outro (postura, olhar, mímica fisionômica, gestos etc.), pelo seu próprio corpo (expressões, sentimentos e etc.) para o reconhecer-se e reconhecer o outro, em especial, os que apresentam necessidades especiais.
Henri Wallon porque em sua teoria de desenvolvimento percebe o sujeito como concreto, situado cultural e historicamente. Uma teoria que se fundamenta na integração entre o organismo e o meio; entre o biológico e o social; entre aspectos cognitivo, afetivo e motor que constitui a pessoa, através também de uma relação entre movimento e emoção inseridos no processo de aprendizagem e nas relações diversas. “O outro é fundamental da construção do eu”.
Diante desses pontos percebemos a importância dessa ligação. O professor num processo de formação pessoal e profissional, onde interliga corpo, mente e emoção que a psicomotricidade trata, levando em consideração os aspectos cognitivos, o meio social e a afetividade proposta por Wallon, insere o individuo com necessidade educacional especial dentro do espaço escolar e social, através das relações com os outros e com o professor.
Portanto, esse texto traz uma visão diferenciada para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Visão essa que mostra a psicomotricidade como elemento importante para auxiliar o professor a entender, perceber e lidar com alunos especiais, sob a ótica também da percepção e reflexão sobre si mesmo, onde todos nós podemos ter ao longo na nossa caminhada escolar, necessidades educacionais, e não somente os deficientes. Um autoconhecimento que dá suporte para o lidar com alunos com necessidades educacionais especiais. Uma reflexão sobre uma formação docente que busque constantemente o conhecimento de si, dos outros e de formas de melhorar o aprendizado do aluno, em direção a uma prática pedagógica que inclua todos os alunos independente de suas necessidades.

Texto disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT15-4920--Int.pdf

4 comentários:

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  2. Sem dúvida a psicomotricidade irá ampliar o conhecimento do professor acerca da deficiência do seu aluno, colaborando para que este seja inserido não só na escola, como também na sociedade.

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  3. Concordo com as pontuaçoes dos novos papeis socias do professor, muito mais do transmitir "conhecimento", ele e o mediador de açoes de motricidade, de percepçao do outro e de se perceber como um dos construtores dessa flexivel relacao de aprendizagem, pois aprender tambem e um ato de amor, afeto e compreensao das necessidades ou diferenças individuais ou grupais, e atuar com ALTERIDADE!

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  4. muito bom ver e refletir sobre essa relação entre a formaçao docente, psicomotricidade e a inclusão de alunos com necessidades especiais.

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