25 de setembro de 2009

Relato de David Farias Falcão: um dos fundadores da ADFC


Por Débora Sucupira e Grace Kelly Luz

A ADFC surgiu da iniciativa de quatro irmãos deficientes: David, Geraldo Júnior, Lídia e Ana Falcão que sofrendo na pele a discriminação e a falta de atenção do poder público e sociedade geral resolveram fundar em 1º de maio de 1988 a ADFC, com o objetivo de defender a classe dos deficientes físicos do Ceará. Alguns anos depois conseguiram um terreno da Rua Alcides Santos, nº 51, bairro Parangaba, onde com muita luta conseguiram construir o 1º abrigo para deficiência do Estado do Ceará e anexo à sede. Hoje funcionando no horário comercial, atendendo pelo telefone: 3232 – 7873.
HISTORICO ADFC
A ADFC - Associação dos Deficientes Físicos do Ceara é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que desde 01 de Maio de 1988, vem desempenhando papel expressivo na cobrança dos direitos dos deficientes em diversas áreas.
• Saúde: doações de cadeiras de rodas, muletas, colchões d'água e cestas básicas.
• Acessibilidade: fiscalização de obras publicas e privadas, atendimento preferencial em caixas, 20 anos de luta pelo passe livre.
• Educação: reforçando a luta por educação inclusiva que não comprometa a integridade física e moral dos alunos, quer deficientes ou não; levando a palestra educativa as escolas com tema "0 Deficiente e a Sociedade" maneira que encontramos para conscientizar 0 futuro cidadão de como lidar com 0 deficiente.
• Trabalho: pioneirismo no convenio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza desde Agosto de 1996, criando 70 vagas para deficientes e mais tarde outro convenio com mais 6 vagas, totalizando ate hoje, com outras parcerias mais de 300 pessoas já passaram por essas vagas, conquistando sua independência, 0 sustento de suas famílias do próprio salário. Este ano completamos 16 anos de atividade, já alcançando em torno de 1.000 atendimentos, o que nos deixa feliz com a eficácia de nossos serviços, mas não para por ai. A ADFC ha 5 anos esta construindo 0 1º Albergue para deficientes carentes do Ceara, mais um projeto pioneiro que trará qualidade de vida, resgate de auto-estima a 17 deficientes moradores de rua. Mais de 80% desta obra já está construída através da venda de canetas na Av. Beira Mar, doações voluntarias e das palestras nas escolas.
Aí vai o link do vídeo do youtube que fala da Associação.
http://www.youtube.com/watch?v=8i3WGkplAuI

6 comentários:

  1. Uma iniciativa muito interessante, que surgiu de pessoas com deficiência que sabem da dificuldades que enfrentam cotidianamente, e com essa sensibilidade lutaram por recursos para ajudarem as demais pessoas que necessitam desse apoio. Iniciativa essa que deveria surgir do governo, mas este deixa a perecer as pessoas que precisam de ajuda, e o que resta é uma minoria consciente que luta pelo bem estar da população, e principalmente daqueles que precisam de uma atenção especial.
    Conheço a associação, é um trabalho realmente sério e de muita solidariedade. =)

    ResponderExcluir
  2. uma iniciativa de muito valor, e melhor ainda e mostrar que existem lugares de apoio aos deficientes, pois muita gente não sabem em que existe

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma iniativa que merece ser divulgada, pois lugares que amparem os deficiêntes e dê oportunidades para que eles tenham sua independência financeira são poucos. Estou de parabéns os fundadores da ADFC.

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o projeto e é realmente muito nobre esse resgate aos direitos e a vida da pessoa com deficiência, moradora de rua ou não, e principalmente aqueles cujos objetivos de vida já foram esquecidos. Parabenizo a todos que fazem parte disto e que estão fazendo a diferença!

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber que eles estão conseguindo sucesso mesmo com tantas lutas, interessante também a participão dos quatro irmãos na construção desse trabalho com os deficientes, até então eu não conhecia essa instituição. Parabéns pelo trabalho e a divulgação é a melhor forma para ajudar as pessoas que ainda não conhecem a ADFC.

    ResponderExcluir
  6. Olá,por favor pode me informar se o atual endereço é esse mesmo da rua alcides santos n.51 ?
    E qual o telefone,pq o 3232-7873 não atende.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!