8 de setembro de 2009

"Uma lição de amor" (resenha)

Por Léa Leduc e Juliana Fernandes

Uma lição de amor é um filme que conta a história de Sam Dawson (SEAN PENN), um adulto com deficiência intelectual, ou seja, o funcionamento de sua inteligência fica aquém do esperado, pois corresponde a de uma criança de sete anos de idade.
Sam tem uma filha, Lucy (DAKOTA FANNING), com uma moradora de rua que se hospedou em sua casa durante alguns dias. Lucy foi abandonada pela mãe ao sair do hospital. Ele cria a menina com muito amor e com ajuda de seus quatro amigos, todos deficientes também. Ao perceber a deficiência de seu pai, Lucy começa a não querer se desenvolver, principalmente, na escola para não ficar mais inteligente que ele.
O drama vivido por ele inicia-se quando tem a guarda da filha ameaçada, pois no dia em Lucy completa sete anos de idade, uma assistente social vai até a casa deles e a leva para um orfanato, alegando que Sam não tem capacidade de criar a sua filha. Incentivado por seus quatro amigos, Sam parte para a luta em busca da guarda de Lucy, que já está sob custódia do governo, pronta para adoção, pois, a justiça o julgou incapaz de ser responsável pela criança. Para isso, ele recorre a uma advogada, Rita (MICHELLE PFEIFFER), super conceituada que a princípio recusa ajudá-lo porque Sam não tinha dinheiro suficiente para contratá-la. Contudo, para demonstrar aos os outros sua compaixão, ela aceita sem nenhuma cobrança. À medida que se relaciona com o cliente se envolve mais no caso.
Rita tem problemas de relação com o seu filho, o drama enfrentado por Sam e, principalmente, o seu esforço para ficar ao lado da filha, ajudam a advogada a refletir sobre seu relacionamento com o filho e passa, também, a admirar Sam.
Sam luta pela guarda de Lucy nos tribunais, que será adotada por uma família de pessoas “normais”, provando que pode ser responsável pela criação da criança, tentando superar os seus próprios limites.
Este filme mostra uma realidade enfrentada por muitas pessoas com necessidades específicas, visto que, são estigmatizadas por pessoas ditas normais. O amor de Sam pela filha e a sua vontade de criá-la, nos faz refletir sobre até que ponto o ser humano é julgado por causa de seu esteriótipo. Trata-se de um drama acompanhado de cenas bem-humoradas, que emocionam o público durante todo o decorrer da história, nos fazendo chorar. O ator Seann Penn interpreta o personagem de Sam de uma maneira formidável, nos fazendo “sentir na pele” de um deficiente intelectual, prova disso é que ele já recebeu indicação de Oscar em 2002 como melhor ator.
A inocência, a sinceridade e a bondade do personagem Sam nos transmite que tudo é possível quando há amor! A importância desse sentimento é demonstrada por uma das falas da personagem Lucy: “Tudo o que eu preciso é amor!”.

12 comentários:

  1. Muito bom a resenha do filme, ja tinha visto fragmentos desse filme varias vezes e agora com certeza fara parte do meu elenco de filmes, parabenizo todas as equipes ou grupos engajados nessa blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Esta resenha explicita muito bem a história do filme, embora já tenha visto há muito tempo, pude lembrar com exatidão de pequenos detalhes precisos. Parabéns para a dupla de futuras escritoras!!!!

    Rafaela Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi o filme, mas com certeza o farei ;)
    a resenha é bastante incentivadora.
    Parabéns, meninas!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pessoas, assistam ao filme! Vale muito a pena! ...e quem me disser que assistiu e não chorou vai estar mentINDO. hehehee. É muito, muito emocionante! É lindoooooo! Uma verdadeira lição de vida!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concerteza o filme é uma lição de vida faz que observemos até onde vai o preconceito ao ponto de separar um pai de uma filha o importante e que Sam Lutou pela a sua filha e mostra que diante das dificuldades não pademos desistir jamais .

    ResponderExcluir
  7. Poxa... já memorizei o nome..Vou assistir com certeza... a resenha ficou ótima e é impossível nao querer assistir. Parebéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Muito interresante mesmo a Resenha do Filme...Ainda não tive oportunidade de assistir, mas pela resenha das meninas, deu pra ter uma visão legal a respeito do filme!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns meninas, a resenha ficou ótima! Eu particularmente fiquei com muita vontade de assistir o filme.

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti o filme, e concordo com a Léa, quem falr que assistiu e não chorou, está mentindo. A história é linda, nos dá oportunidade de refletir sobre nosssos "pre" conceitos, e nos mostra que acima que qualquer limitação do ser humano, um sentimento prevalece: O amor.

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti o filme, e ele é simplismente lindo!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Um grande filme! Assistam! Ótima resenha meninas...
    ;D

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!