20 de janeiro de 2010

Um lugar especial chamado Instituto Moreira de Sousa: Relatório de visita

Alunas autoras: Mayara Hemellyn Lopes Mendes e Mônica Larissa Alves de Souza


Fundado em fevereiro de 1972, por Dagmar Moreira Leitão, o Instituto Moreira de Souza tem contribuído para reabilitação e educação de indivíduos com deficiência intelectual, síndrome de down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas, autismo e dificuldades na aprendizagem, trabalhando o desenvolvimento das potencialidades e a inclusão dos alunos na família, na escola e na sociedade.

Para isso, conta com uma equipe composta por profissionais das mais diversas áreas: assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, pedagogas, psicomotricistas, psicólogos, docentes especializados, instrutores de cursos e recreadores. Vale ressaltar, que esses profissionais não ficam isolados em suas área de atuação, mas interagem entre si, para realização de um acompanhamento transdiciplinar de seus usuários, além de otimizar seus serviços.

O Instituto é uma organização não governamental, filantrópica sem fins lucrativos, considerado de utilidade pública municipal e estadual. Hoje, atende aproximadamente 300 pessoas, a maioria pertencente à periferia de Fortaleza, submetida a uma situação sócio-econômica pouco favorável.

Grande parte de seus alunos estão matriculados em escolas regulares como prevê a nova política de educação especial. Pois, a instituição prima por contribuir para inclusão destes indivíduos em todos os âmbitos da sociedade, inclusive no escolar. Todavia, segundo consta, uma pequena parcela dos alunos ainda não está incluída em salas de aula regular, devido à falta de estrutura de algumas escolas de Fortaleza.  Baixe aqui arquivo na íntegra.
No que tange a estrutura física, o Instituto Moreira de Souza é amplo e arborizado, conta com salas de aula que comportam aproximadamente 10 alunos cada, possui uma sala de arte, laboratório de informática, refeitório, sala de fisioterapia, terapia ocupacional, pedagogia, entre outras; além de uma quadra de esportes em construção.

A Diretoria e a Coordenadoria Pedagógica do Instituto são responsáveis pelo projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que consiste na utilização de salas temáticas, que facilitam o desenvolvimento da aprendizagem e o desempenho do aluno. Atualmente, dispõe-se de sete salas temáticas na entidade, são elas: Letramento I / II / III; Lógico-Matemático; Arte-Cultura; Contação de Histórias; Conhecimento de Mundo; Jogos Inteligentes; Cantinho da Pintura.

O Instituto Moreira de Sousa assina um convênio com o SUS e a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza. Este convênio possibilita o funcionamento do Projeto de Atendimento de Saúde à Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Autismo, que oferta serviços de saúde por intermédio de uma equipe multiprofissional, utilizando métodos e técnicas terapêuticas específicas.

Para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida, fornecendo condições mais favoráveis para os aprendizes, o Instituto desenvolveu o projeto Primeira Chance, que prepara os alunos para o mercado de trabalho através de cursos de informática, cursos de artes, curso teórico e prático de formação cidadã e curso de formação para o trabalho. A oportunidade de ter uma formação profissional também é fornecida para algumas mães de alunos, com o objetivo de melhorar a renda familiar.

Na oficina de Arte os alunos confeccionam tapetes de tamanhos, cores e formas diversas, feitos a partir de tecidos de malha reaproveitados. Esse é um processo terapêutico e lúdico, que também faz parte do projeto Primeira Chance, e que possibilita o crescimento pessoal e a inclusão social destes alunos, além de arrecadar recursos para o Instituto.

O projeto do Grupo Operativo estimula a socialização dos alunos adolescentes, proporciona uma vivencia grupal, melhora a auto-estima do aluno e, mais importante, trabalha a independência em atividades da vida diária e da vida prática. Facilitando, assim, a inclusão do aluno no grupo familiar, escolar e comunitário.

Estes são alguns dos vários projetos desenvolvidos pelo Instituto Moreira de Sousa, que proporciona o desenvolvimento de seus alunos com deficiência intelectual e/ou dificuldade de aprendizagem, e contribui para a inclusão destes no âmbito social.

Lembramos que a maior parte dos recursos utilizados pelo Instituto provém de doações, portanto, para manter os projetos e toda a estrutura em funcionamento, é necessária a contribuição de toda a população, até mesmo através de doação de notas fiscais. Entre em contato com o Instituto Moreira de Sousa: Av. Dedé Brasil, 4241 - Serrinha - Fortaleza - Ceará. 32991089.

Agradecemos especialmente a Dra. Tereza, fisioterapeuta e coordenadora técnica do Instituto, por ter nos recebido prontamente e nos acompanhado durante nossa visita.

14 comentários:

  1. Uma importante atuação! Atende a diversos tipos de deficiências e muito legal o trabalho q fazem de inclusão. Fiquei interessado em conhecer o instituto.
    Pedro

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  2. Obrigada por seu comentário, Pedro Vitor.
    Incentivo-lhe a conhecer melhor o trabalho realizado pelo Instituto Moreira de Sousa, é uma experiência enriquecedora.
    Abraço,

    Mayara Hemellyn

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  3. Parabéns pela pesquisa meninas.
    É muito bom manter nossa sociedade informada sobre os direitos que temos, e que não buscamos procurá-los. Não sabia que existia uma entidade filantrópica tão perto de nós, e muito menos aberta a classe desfavorecida.

    Não conhecia muita coisa sobre o autismo. Sempre tive um pensamento limitado a respeito, mas vendo que pessoas autistas elaboram tais atividades percebi o quanto vivo numa sociedade preconceituosa, ou até mesmo não seja tanto preconceito, mas apenas falta de informação.
    Valeu meninas.
    Isabel C. de Lima.

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  4. Passo todos os dias em frente a essa instituição e sempre tive a curiosidade de saber como ela funciona, a que público está voltada. Fiquei surpresa com tudo o que li aqui, porque não imaginava que houvesse todo esse universo de oportunidades para os alunos a quem a instituição atende. De fato um trabalho muito interessante. Parabéns!

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  5. Observando um pouco do trabalho do Instituto Moreira de Sousa, pelo relato das meninas, veio em minha mente uma conclusão, que não é difícil desenvolver um ambiente construtivista e inclusivo, o qual conceda as condições mais adequadas para proporcionar a acessecibilidade educacinal bem como sua permanência. Observei que esse instituto, o qual cuida das pessoas que muitas vezes são desvalorizadas por sua condição frente a sociedade, surgiu justamente para mostrar que é possível superar estigmas, articulando a reciprocidade entre os sujeitos.

    Parabéns meninas por mostrarem pra gente um pouco da preponderante função social do Instituto Moreira de Sousa.

    Maria José

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  6. Iniciativas como esta representam como a devoção e o amor á uma causa, são determinantes para a construção de ações exemplares como esta!

    Acredito naquilo que pode ser feito por cada um, não importando se os outros dão atenção ou não, o que importa é que estou fazendo a diferença.

    Acões como esta precisam de apoio e bastante divulgação!!!!


    Thiago Halley

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  7. Este é mesmo um lugar especial!!!

    E que bom que ele existe para a judar a tantas pessoas. As autoras descreveram tão bem o lugar que dar vontade de conhecer.

    Gostei muito do projeto Primeira Chance.

    bjs!!!
    Lidiane

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  8. Não tinha noção da importância do Instituto Moreira de Sousa, eles fazem um trabalho digno, com pessoas capacitadas, que melhoram a vida de muitas crianças, dando-lhe a oportunidade de aprendizagem, de socialização, de crescerem com esperança de um mundo melhor, com oportunidades, afinal somos todos especiais.

    Cinthia Loiola

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  9. Olá!
    Parabéns meninas pelo trabalho!

    Não imaginava que o Instituto trabalhava com tantos profissionais de áreas tão diversas assim.
    Que bom saber disso, ainda mais que estes profissionais trabalham em conjunto com o objetivo de haver a socialização entre outros benefícios.

    Beijos,
    Sheila Bandeira

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  10. adorei esse relatório,é a oportunidade das pessoas conhecerem o trabalho do instituto,de como eles trabalham com a socialização destas crianças que são mais que especiais!

    parabéns!
    Priscila Fernandes de Souza

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  11. Como já fora dito pela Maria José, não é tão difícil adaptar uma escola para que esta receba pessoas que necessitam de uma atenção mais voltada para estes. No entanto, será que a escola, o professor e porque não os pais, estão dispostos a ceder? A apostar nesta idéia inovadora?
    Fiquei encantada com o instituto. No entanto, acho que as escolas regulares deveriam adotar mais essa sistemática, para que o aluno que possua necessidades especias interaja com as outras crianças e ambas aprendam a conhecer melhor aquilo que o outro tem de bom.

    Ass: Stephanie Barros

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  12. eu adorei jar vir nesse colegio com a diretora ines diretora do colegio marcos valentin

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  13. Ponto Negativo-> Não que seja negativo mas percebi que a educação fisica não teve uma prioridae isso é comprovado no site quando informa que (as áreas de práticas esportivas estão em construção), Além de não citar um profissional de Educação Fisica na equipe transdisciplinar. Citando (recreador).

    Eduardo, Visitante de um curso do Cecierj -RJ( educação Especial e Inclusiva)

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  14. Vi um banner na semana universitária da Uece da aluna Mayara que analisava o desmpenho de um curso de graduação. Gostaria de entrar em contato com ela sobre a possibilidade de aplicar a mesma pesquisa em meu curso da Uece. Meus contatos são:
    perdigao@uece.br telefone: 9928.1144
    Obrigado

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