11 de agosto de 2009

A estagiária


Meu nome é Ana Paula, mas sempre me apresento como Paula – assim me identifico e me reconheço. Sou mestranda do curso de Mestrado Acadêmico em Educação da UECE, cuja linha de pesquisa é Didática e Formação Docente e eixo Cultura, História e Diversidade. Trilhei alguns caminhos (ou vários) que me trouxeram até aqui: uma sala de aula da Universidade Estadual do Ceará, na disciplina de Fundamentos de Educação Especial.
Minha primeira formação é o Bacharelado em Direito, pela Universidade de Fortaleza (1998). Apostei as fichas que tinha à época que seria uma advogada realizada, mas não foi isso que aconteceu! Às vezes é preciso que caminhões pesados atropelem nossas trajetórias para que mudemos de rumo. No caso, não fui eu a pessoa atropelada, mas meu namorado e, por razões que a própria razão desconhece (ou não) mudei minha rota profissional. O namorado tornou-se marido (e dos especiais) e, passados alguns anos sem direção clara a seguir, desenvolvi meus melhores dois projetos de vida: meus filhos, Maria Clara (8) e Pedro (5).
E assim surge a Educação: como uma escolha livre e consciente, embora apontando para direções diversas das que já pareciam habituais. Nesse mesmo contexto descubro a Educação Especial e, para além da técnica, apaixono-me (pois, afinal de contas, um pouco de paixão na vida é sempre bem-vinda!). Inicio, nesta área, as atividades de pesquisa como bolsista de iniciação científica, o que atribuo como o grande diferencial de minha formação. Estes caminhos, certamente, foram minha referência na trajetória de busca pela pós-graduação no curso de Mestrado em Educação da UECE.
Como mestranda, fui contemplada com uma bolsa de estudos da CAPES e curso, atualmente, o segundo semestre. A fim de cumprir uma exigência da CAPES, bem como almejando ensaiar meus primeiros passos na docência do Ensino Superior, desenvolvo o Estágio de Docência Supervisionado nesta disciplina.
Planejar conteúdos, pensar metodologias, aprender a dinâmica da sala de aula e estar preparada para o incerto (por mais que planejado), para o improviso (quando o planejado torna-se impossível) e, no meio de tudo isso, sentir-me realizada e feliz: eis as metas que objetivo alcançar!
Mas ainda me pergunto: o que espero dessa atividade? Aprender, aprender, aprender! Com minha supervisora de estágio, a arte de ensinar; com os alunos, os caminhos que os levam a aprender. E, ainda, contribuir com os estudos sobre o Outro identificado por sua diferença [a pessoa com deficiência], para que tais conhecimentos se aprofundem e alcancem lugares importantes na academia e na sociedade.
Contatos: cardoso.paula@uol.com.br
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4593136Y4.

8 comentários:

  1. Esqueceu de colocar no perfil que os amigos têm orgulho de tê-la como exemplo!

    Beijos
    Lia

    ResponderExcluir
  2. Muito linda, muito querida e certeza um futuro cheio de conquistas ;)

    ResponderExcluir
  3. Tem mim ajudado muito respondendo meus e-mails que mando sobre algumas dúvidas. Paula, obrigadooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico pensando quem tem mais sorte, se a Profa. Rita por poder contar com uma pessoa tão competente ou nós (alunos) por termos a oportunidade de aprender com uma criatura tão especial, dedicada e generosa como a Paulinha. Se alguém tiver essa resposta por favor me diga. Beijos para todos, e um especial para você advogada, rsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  5. "Às vezes é preciso que caminhões pesados atropelem nossas trajetórias para que mudemos de rumo."

    Agora consigo entender! Muito linda a sua história de envolvimento com a área da Educação e de superação do Paulo, que tinha uma vida 'normal' e teve que se adaptar com a cegueira, conseguindo objetivos grandes, talvez nunca almejados.

    Fico feliz que o resto da turma e os demais internautas logo logo poderão participar também
    dessa história.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de lhe conhecer pouco, mas sinto vindo de vc coisas positivas. uma mulher virtuosa, concerteza cheia de vitórias...Deus está sempre a te observar e abençoar...
    Silvia Teixeira

    ResponderExcluir
  7. A Paulinha é uma pessoa sensacional, sempre disposta a aprender e a ajudar. Muito bom tê-la em minha caminhada profissional e pessoal! Que o sucesso e a felicidade estejam sempre em seu caminho!! beijosssssss...

    ResponderExcluir
  8. Paulinha, minha mais nova amiga de grupo e de viagens...rsrsrsrs... Mais do que isso um exemplo de profissional, mãe etc. Você é incrível, já te perguntei isso outras vezes, mas nem você soube responder, até hoje não sei como consegue dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo. Enfim, quero ser você quando crescer! Rsrsrs... Beijos!

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!