31 de agosto de 2009


ACESSIBILIDADE


Por Renato e Iasmin


O vídeo, que pode ser acessado por meio do link abaixo, trata-se de uma produção (como as demais constantes desse espaço virtual) de dois alunos da disciplina de Fundamentos da Educação Especial da UECE (2009), cuja temática principal é a acessibilidade. Os alunos realizaram a produção, gravação e edição do vídeo que, assim, busca retratar o que os aluno concebem como acessibilidade. Utilizaram várias locações na cidade de Fortaleza-Ce, tais como terminal de ônibus, logradouros públicos e, ainda, a universidade (Universidade Estadual do Ceará-UECE) na qual estudam, buscando evidenciar como uma pessoa com deficiência exercita seu direito constitucional de ir e vir pela cidade.
O vídeo é um convite à reflexão sobre o assunto. Assim, navegem guiados por Renato e Iasmin pela cidade de Fortaleza, a partir do ponto de vista de uma pessoa com deficiência...


Vídeo: ACESSIBILIDADE EM FORTALEZA: http://www.youtube.com/watch?v=xiytV1zPLK4




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As autoridades pouco se importam e pouco se preocupam com pessoas que necessitam de uma boa acessibilidade para se locomover em espaços ou para adquirem serviços. É uma vergonha!! Os direitos humanos estão presentes apenas em papéis, em leis que não entram na prática, por serem vistas como secundárias. A sociedade precisa se mobilizar! Como vimos, a acessibilidade é uma conquista! "..até quando você vai ficar sem fazer nada?"

    ResponderExcluir
  3. ACHEI BEM INTERESSANTE, POIS NOS MOSTRA O QUANTO A ACESSIBILIDADE AINDA É UM PROBLEMA NA MAIORIA DOS LUGARES PÚBLICOS.

    ResponderExcluir
  4. Retrato de uma triste realidade.
    Apesar de ser do conhecimento das autoridades, de especialistas, das pessoas em geral, por que a acessibilidade parece algo tão utópico?

    ResponderExcluir
  5. Que vídeo bacana. A cidade se diz acessível, mas a facilidade não está bem vista a todos, os terminais mal conseguem dar conta dos idosos que passam por lá, imagine deifcientes.
    Nossa universidade é uma vergonha para atender esse público, há dificuldades até para os ditos normais.
    Espero que esse vídeo abra os olhos de muita gente e consiga mudanças para todos.

    ResponderExcluir
  6. É muito contraditório se falar em acessibilidade atualmente. além da maioria dos lugares públicos não garantirem esa acessibilidade, quando se tem ela é deficiente. no caso dos elevadores para cadeirantes, é um gasto a mais se fazerem dois elevadores o melhor seria fazer apenas um com portas mais largas e mais espaçoso, é bom refletirmos nisso.
    ana carolina 2009.2

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!