11 de agosto de 2009

A professora


Sou Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães (um nome imenso) e prefiro que me chamem Rita Magalhães. Sou pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e desde o final da década de 1980 tenho me ocupado com o ensino, a pesquisa e a extensão, com temáticas relacionadas à educação das pessoas com deficiência. Fiz mestrado em educação especial na Universidade Federal de São Carlos e aprendi a importância da pesquisa meticulosa e precisa. Cursei Doutorado em Educação na UFC, investigando aspectos curriculares da educação inclusiva; aprendi a realizar interfaces e estabelecer uma interlocução entre Educação Especial e outras área de conhecimento como a Sociologia da Educação, os Estudos Culturais e as Teorias de Currículo.
Atualmente sou professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) exercendo a docência na graduação em pedagogia, em cursos de Especialização e no Mestrado em Educação da referida universidade. Realizo pesquisas no âmbito da Formação do Pedagogo e da Identidade Docente no contexto dos processos de Educação Inclusiva no Grupo de Pesquisa em Educação Especial da UECE.
Se me perguntarem por que me interessei por educação especial durante a minha formação não saberia responder ao certo, mas diria que a “diferença” e o “diferente” instigaram a minha jornada profissional e a cada dia reafirmam a minha crença na necessidade de construção de uma escola menos seletiva e atenta às demandas de seus alunos e professores.
Às vezes uso uma frase de Caetano Veloso para me definir: “Ninguém é comum e eu sou ninguém (...)”
Caso queiram conhecer melhor a minha trajetória profissional acessem o currículo lattes no endereço:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708347Z6
Os curiosos sobre algo da minha produção científica acessem:
http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT15-4920--Int.pdf
Para contatos: ritafora@hotmail.com

5 comentários:

  1. Ola Professora, estou tendo otimo aprendizado, tenho otimas reflexoes das nossas especialidades e superaçoes, espero continuar colaborando sempre com a disciplina e o Blog, que Deus abençoes a todos nos! Excelente o nosso Blog, ESPECIAL!

    ResponderExcluir
  2. Honrada seria a palavra mais adequada para demonstrar a impportância de ter uma professora tão inteligente, tão ESPECIAL em minha vida! Sinto muito orgulho da Sra., que seja um exemplo à nós, futuros educadores.

    ResponderExcluir
  3. Considerando cada um de nós como sujeito ativo em uma tão sonhada perspectiva que vá bem além da Educação Especial para uma sociedade que considere e valorize, significamente,as diferenças nos diversos matizes dos que a compõem,como fazer o que é necessário fazer? Questionamento este que justamente por ser tão posto por nós e subsidiado pelas nossas queridaaaaaaas e especiais orientadoras Rita e Paula em "CUIDADO PARA COM OS ESTEREÓTIPOS", segue a dinamicidade do tempo e do contexto. Questões como esta nos permitem olhar, assim como é posto por certos autores, PELA JANELA DA ALMA, EU E O OUTRO COMPARTILHANDO DIFERENÇAS E CONSTRUINDO IDENTIDADES, VIVENDO A VIDA.
    Obrigada e parabéns a todos que fazemos este Blog!!!
    Bem mais do que nossas ações quero dizer que Jesus é a nossa força!!!
    Vamos lá a jornada é grande CAMPEÕES!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza uma fonte de inspiração! ;*

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!