Professora Tarcileide anunciou, na ocasião, que o projeto será lançado, oficialmente, ainda no primeiro semestre de 2010, durante o “I Seminário Inclusão de pessoas com deficiência na UECE: desafios e caminhos”. Entre as ações previstas estão: Acessibilidade Física; Acessibilidade Pedagógica com adequação da Biblioteca Central; Formação Pedagógica de Professores, que consistirá das seguintes atividades: Seminário, Oficinas e Atividades de Extensão (Cursos e Pesquisas).
O projeto inclui ainda outros objetivos como a criação de fluxo de comunicação na UECE, visando articular ações que possibilitem a acessibilidade e mobilidade para todos; o de sensibilizar professores, funcionários e alunos para a inclusão educacional no ensino superior; discussões alternativas para formação docente no âmbito dos processos de educação inclusiva no ensino superior; e socializar experiências docentes e discentes relacionadas à educação das pessoas com deficiência na UECE.
A Comissão de Elaboração do Projeto UECE Acesso, que tem a coordenação geral da professora Tarcileide Maria Costa Bezerra (da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, em Limoeiro do Norte), é integrada ainda pelas professoras Elivânia da Silva Moraes (PROGRAD/CESA- Centro de Estudos Sociais Aplicados), Maria de Lourdes Fernandes (CED - Centro de Educação), Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro (CED), Rita de Cássia Magalhães (CED), da aluna do Mestrado Acadêmico em Educação da UECE, Ana Paula Lima Barbosa Cardoso, e do engenheiro civil da UECE, Gerardo Oliveira de Almeida.
Estiveram presentes no gabinete do Reitor para conhecer o projeto o Vice-Reitor, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores do Planejamento, Vladimir Spinelli, de Graduação, profa. Lineuda Murta, de Extensão, profa. Celina Ellery, e todos que integram a comissão de elaboração do projeto.
Contato: professora Tarcileida Bezerra, telefone 3101-9622
Fonte: http://www.uece.br/
Parabéns pela conquista do Projeto Acesso.
ResponderExcluirQuem sabe agora a UECE oferece curso de extensão em LIBRAS. Sempre quis fazer esse curso, porém só a UFC que dava. Mas queria que a "minha Universidade" também oferecesse o curso. Quem sabe agora não realizo um dos meus obejetivos.
Parabéns UECE,
Parabéns a todos pela conquista.
Isabel Cristina de Lima.
muito importante esse projeto, que conquista!!!
ResponderExcluirnós todos ficamos muito felizes com um avanço tão importnate para nossa universidade!!
Karla Evangelista
É de se parabenizar a iniciativa de alguns professores da UECE sobre essa questão de acessibilidade. Pode-se observar claramente a dificuldade que cadeirantes, e até mesmo pessoas que se machucam temporariamente, enfrentam para ter acesso às salas no primeiro andar, e a outros lugares da UECE. PARABENS!!!
ResponderExcluirEntão a UECE dar um grande passo na sua história,uma vez que está procurando adequar-se
ResponderExcluirà politica de acessibilidade,corrigindo com isso
atitude de exclusão em função da arquitetura do seu campus.
Como portadora de necessidade especial,terapeuta ocupacional,eu mesma muitas vezes desistir de freguentá-la pensado no dificl acesso.
Parabenizo à todos que estão envolvido no projeto de acessibilidade.
Em tempo gostaria de ser informada a data do I seminário de inclusão da UECE.
Abraços!!