7 de fevereiro de 2010

Como é tratado o turismo para pessoas com deficiência?

Alunas autoras do trabalho: Havenna Lima e Renata Gomes


Esse vídeo traz em sua essência o descaso das políticas públicas atuais que asseguram condições básicas de acessibilidade para portadores de deficiência. Segundo a Setfor, o Turismo para portadores de Necessidades Especiais, em Fortaleza, encontra-se somente na teoria, em projetos. A música If I can dream interpretado por Elvis Presley e Celine Dion descreve um mundo diferente do que temos hoje, um lugar “onde todos os meus irmãos caminham de mãos dadas”. Abaixo traremos a tradução da música If I can dream de Elvis Presley.

IF I CAN DREAM (SE EU POSSO SONHAR)
Elvis Presley

Deve haver luzes mais brilhantes em algum lugar,
Tem que haver pássaros voando mais alto em um céu mais azul.
Se eu posso sonhar com uma terra melhor,
Onde todos os meus irmãos caminham de mãos dadas,
diga-me: por que meu sonho não pode se realizar.

Deve haver paz e compreensão muito breve,
Ventos fortes com a promessa
De empurrar para longe a dúvida e o medo.
Se eu posso sonhar com um sol mais brilhante
Que ilumine a esperança sobre todo o mundo,
Diga-me: porque esse sol não vai aparecer?

Estamos perdidos numa nuvem espessa de chuva,
Estamos presos num mundo perturbado pela dor.
Mas enquanto um homem tiver forças para sonhar,
Ele pode libertar sua alma e voar.

No fundo do meu coração há uma pergunta ansiosa
Mas estou certo que a resposta virá de alguma forma
Lá fora no escuro há uma vela acenando
E enquanto eu puder pensar, enquanto eu puder falar
Enquanto eu puder ficar em pé, enquanto eu pude andar,
Enquanto eu puder sonhar, por favor,
Deixem meu sonho se tornar realidade.
Agora mesmo!

6 comentários:

  1. Parabéns pelo grandioso trabalho meninos,
    A letra da música posta inicialmente foi importante para despertar a reflexão sobre a acesibilidade, e o direito de ir e vir para todos. Infelismente ainda não passou do de um sonho que todos aqueles que lutam pela igualdade de direito e dever.
    É triste saber que a exemplo de ações simples, que podem ajudar no processo de desenvolvimento do ser humano, são simplesmente deletadas.
    Um exemplo dessa ação foi o Carnaval em Horizonte, em que num dia especial crianças que são consideradas "normais", as "diferentes", e gente de toda idade puderam festejar o carnaval todos juntos.


    "Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."
    Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interressante esse trabalho, pois ele maostra que vivemos em uma cidade que é voltada para o turismo, mas que não cria meios de acesso para as pessoas com necessidades especiais, que muitas vezes não visitam alguns pontos turisticos por não terem mobilidade para adetrarem neles.
    É preciso que haja por parte dos governantes uma maior elaboração de projetos visando o acesso dessas pessoas aos pontos turisticos da cidades.

    Patricia Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Aproveitando o ensejo musical outra música (Titãs - Comida) ilustra bem a necessidade de lazer como meios de garantir uma cidadania plena, pois não haverá prazer em viver e superar condições adversas sem atividades que nós traga satisfação.

    "(...) A gente não quer só comida
    A gente quer comida
    Diversão e arte
    A gente não quer só comida
    A gente quer saída
    Para qualquer parte...

    (...)A gente não quer só comer
    A gente quer comer
    E quer fazer amor
    A gente não quer só comer
    A gente quer prazer
    Prá aliviar a dor...

    (...)"

    Titãs - Comida
    Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

    ResponderExcluir
  4. Adorei o trabalho!!!

    Esse vídeo feito pelas meninas, nos levar a refletir sobre como anda a nossa cidade, se ela tem espaço para todos ou somente para os considerados "normais". As autoras focaram no turismo, mais a questão vai muito além. Porque, simplesmente ir até a esquina pode ser uma dificuldade imensa para quem tem alguma deficiência.

    bjs!!!
    Lidiane

    ResponderExcluir
  5. Se até para quem não tem nenhuma deficiência que interfira na locomoção é complicado transitar nessa cidade - independente de se tratar de pontos turísticos ou não - imagina só a dificuldade que enfrentam cadeirantes, cegos, pessoas que utilizam moletas, surdos, idosos... Essa questão da precariedade na acessibilidade acaba, inclusive, ferindo a própria Constituição, onde está garantido a todo e qualquer cidadão o dieito de ir e vir, livremente.
    Parabéns pelo trabalho, meninas!

    Bruna Eliza de Sousa Lima

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meninas. O trabalho mostra exatamente a realidade não só da mobilidade das pessoas com alguma necessidade especial, mas de tudo aquilo que é proposto em leis, mas que no final, não conseguem ser aliadas a prática. Fazer rampas para pessoas com alguma deficiência física não é um favor, é um dever que nossos governantes devem realizar sem que precise que os cidadãos tenham que correr atrás. Outra coisa que deve ser acrescido é que as vagas destinadas para os deficiêntes são ocupadas ilegalmente muitas vezes por motoristas apressadinhos. Se houvesse punição devida, talvéz não acontecesse com tanta frequência.

    Ass: Stephanie Barros

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!