17 de março de 2010

Surdo oralizado apresenta a música para o surdo

Os vídeos apresentados abaixo pretendem mostrar como é passada a música para os surdos. Assim fizemos uma entrevista com o Lairton que é um surdo oralizado e com o Jonny que é intérprete de LIBRAS, e desenvolve um trabalho de tradução de música para os surdos. Mas você deve se perguntar: “Será que os surdos só podem compreender a letra da música?”, Não! Eles também sentem o som, através da vibração e por isso os dois entrevistados apresentaram o trabalho que eles realizam de adaptação dos aparelhos de som e televisão convencional, para um que possa transmitir a vibração com mais intensidade, fazendo com que os surdos sintam a música.

Vídeo I


Vídeo II

Um comentário:

  1. O Lairton me chamou muita atenção. Devo admitir que eu pensava que o surdo oralizado era o Jonny, talvez por ele ser tão quetinho, e o Lairton mais expansivo. Adorei o dia que eles foram dar as contribuições na aula da professora Rita. Sem dúvida foi uma aula que nunca esquecerei.Foi um dia muito produtivo. Quem esteve presente aprendeu tanta coisa sobre a realidade de uma pessoa com surdez. O mais engraçado foi ele dizendo que escapou de um assalto por ler lábios. Virei fã desse cara. Não pelo fato da superação, mas pela forma como ele encara a vida, e se mostra digno de respeito assim como qualquer outro cidadão.
    Em relação a música para surdos, eu nunca tinha parado para sentir as vibrações que o som faz, depois das coisas ditas pelo Lairton, a música teve outro significado para mim. Em suma, amei conhecê-los. O trabalho feito por eles não ajuda apenas a um surdo, mas pretende melhorar a vida de várias pessoas surdas como um todo.

    Ass: Stephanie Barros

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar seu comentário!