Alunas autoras: Camila Maria Rodrigues; Regiane Maciel de Almeida
O texto que segue é uma resenha conceitual de Deficiência Múltipla do Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: Deficiência Múltipla e objetiva destacar alguns aspectos dessa deficiência no material citado organizado pelo MEC
O texto aborda o conceito de Deficiência Múltipla e diz que esta sofre variações entre os estudiosos da área. Alguns consideram que a deficiência múltipla pode ser dada pela ocorrência de apenas uma deficiência, uma vez que esta traga conseqüências em outras.
Outros autores consideram o que está contido na Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação (1994), que defende que a deficiência Múltipla se dá coma ocorrência simultânea de mais de uma deficiência, tais como; psíquica, física e sensorial, sem haver relação de dependência entre elas. Tais deficiências que independem uma da outra são denominadas deficiências primárias.
“A impressão que se tem ao pensar em deficiência múltipla é que constitua grave condição humana, um pressuposto equivocado (2000, pág. 49). Quando as pessoas pensam em deficiência múltipla vem logo á mente o preconceito ligado as diversas limitações e dependências, porém várias vezes uma deficiência, como a mental, pode ser mais comprometedora em termos de funcionamento do que a deficiência múltipla, como a associação da física com a visual. Baixe aqui texto na íntegra em PDF
A gravidade das deficiências depende de vários aspectos, tais como: as atitudes que a família pode tomar em relação à aceitação do deficiente; como se estimula à autonomia e à criatividade; como se trabalha a integração da pessoa ao ambiente físico e social, etc. Quanto mais cedo estas intervenções são trabalhadas, melhores condições de desenvolvimento, aprendizagem e integração o indivíduo com múltipla deficiência terá.
Quando se trabalha deficiência múltipla na escola os professores não podem generalizar as pessoas quando elas têm as mesmas deficiências, no mesmo nível, pois elas têm necessidades individuais, não sendo semelhantes em suas condições funcionais e potencialidades.
É necessário levar em consideração o ambiente e a cultura onde cada pessoa com deficiência múltipla vive para compreender a gravidade e a extensão do comprometimento da deficiência. Dessa forma, de acordo com os critérios individuais e socioculturais, a pessoa com múltipla deficiência pode ser vista como mais eficiente ou mais limitada em suas ações.
Outra questão interessante no desenvolvimento, nas realizações e na aprendizagem, seria a presença de apoios adequados como: tecnológico, material, espiritual, psicológico, etc.
Quando se recebe apoio adequado, o deficiente revela com muito mais ganho, pois incentiva no desempenho e alcança melhorias na aprendizagem encorajando assim em novas tentativas e conquistas que ajudam no processo de interação. A deficiência múltipla pode se manifestar envolvendo diversas dimensões, algumas delas são: - Física e psíquica; - Sensorial e psíquica; - Sensorial e física; - Psíquica, física e sensorial.
A psíquica pode envolver deficiência ou transtorno mental; a sensorial está ligada a deficiência auditiva ou visual; e a física aos movimentos do corpo humano.
As principais formas de prevenção da deficiência múltipla estão na realização de programas de combate a doença causadora de deficiência, como campanha de vacinação; programas de prevenção materna sobre o uso de drogas e álcool; tentativa de reduzir os efeitos da deficiência já ocorrida, através de tratamentos de saúde; participação nos programas de atendimento educacional de saúde, que melhora o nível de funcionamento da pessoa com deficiência, entre outros.
O apoio adequado no tempo necessário, tanto familiar, como educacional, colaboram no desenvolvimento e na melhoria da funcionalidade e qualidade de vida do portador de deficiência múltipla.
Bibliografia
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: Deficiência Múltipla vol. 1. Fascículo I – II – III / Erenice Natália Soares de Carvalho. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000._______P. (Série Atualidades Pedagógicas; 5). Em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000467.pdf
15 de dezembro de 2009
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Muito interessante, eu pensava mesmo que uma pessoa com deficiencia multipla consequentemente seria de maior seriedade e dificuldade, mas pelo texto vi que não necessariamente isso ocorre.
ResponderExcluirParabens pelo trabalho, vocês tambem tiraram algumas outras duvidas, mas essa foi a que resolvi destacar aqui...
Karla Evangelista
Muito bom!!! Esse trabalho mostrou um novo olhar sobre conceito de deficiencia multipla que até então eu desconhecia.
ResponderExcluirE tambem instigou-me a pensar sobre a importância da açao conjunta do apoio familiar e educacional para o desenvolvimento do portador de deficiencia multipla em sua capacidade de aprendizagem e participação em todas as atividades que fazem parte de sua vida, que são fatores essenciais para qualquer ser humano.
Aurilene Pontes
Parabéns!!! Uma das partes que mais me chamou atenção foi as formas de prevenção da deficiência múltipla, pois algumas delas são possíveis, dependendo somente da iniciativa do Governo Federal e, principalmente, do apoio e da atenção por parte da família.
ResponderExcluirHavenna Lima
Muito interessante quando no texto fala que a gravidade da deficiência depende de como a família encara a situação e do ambiente socialno qual convive. podemos perceber quão importante é conviver com naturalidade, sem ignorar ou até mesmo, querendo proteger, elevar o deficiente a uma condição inatingível.
ResponderExcluirconviver com naturalidade é uma tarefa que exige muita sensibildade e empenho, contudo os resultados positivos desta relação são imensuravéis.
Parabens meninas pelo ótimo trabalho e estou ansioso pelo próximo.
THIAGO HALLEY
Observei que foi bastante explorado a questão de propor condições para que haja a integração na sociedade dos indivíduos com deficiencia múltipla, e é destacável que foi suscintamente exposto o apoio necessário para que se proporcione à acessibilidade nas atividades sociais, e mostrando que independente da condição psiquica, física ou sensorial o sujeito também tem o direito de participação e acesso na sociedade, e essa integração requer o auxilio de todos.
ResponderExcluirMuito boa a resenha, por apresentar suscintamente um conteúdo bastante complexo, repleto de novas indagações e discussões.
Maria José
Olá a todos,
ResponderExcluirEm se tratando de deficiência sempre vi em minha mente algum tipo de limitação devido a essa nossa sociedade preconceituosa, porém sempre é bom estar atento a tais informações, como desta resenha, na qual mostrou-me a importância da valorização do potencial individual de cada um.
O mais interessante nesse campo de estudo é que não devemos procurar as desvantagens e dificuldades, mas sim as possibilidades que poderão ser destacadas em seu tratamento.
Parabéns pela resenha meninas, de um jeito bem resumido vocês puderam abrir a oportunidade de um aprofundamento de estudo.
Isabel Cristina de Lima
Achei importante a abordagem no texto sobre o apoio da família, penso que é fundamental para o desenvolvimento humano. O portador de deficiência recebe esse apoio ele se torna capaz, confiante, seguro. No seio familiar ele recebe recursos para juntos poderem vencer as limitações e obstáculos, tornando-se um indivíduo ativo dentro de uma sociedade tão excludente.
ResponderExcluirEdna dos Santos
Pois é pessoal muitas vezes a forma de encararmos a deficiência a torna mais grave do que mesmo ela é. O que precisa ser feito é que se encare com solidariedade e sem preconcceito tentando incluir cada vez mais a pessoa na nossa sociedade. Estes trabalhos estão me fazendo reletir bastante e isso concerteza contribuirá para as minhas ações como ser humano.
ResponderExcluirCamila Maria Rodriggues